instant rough translation
SOBRE O TRABALHO DE MARCELO JÁCOME >> VOLTAR
Marcelo Jácome nasceu em 1980, na cidade do Rio de Janeiro.
Proveniente de uma vontade construtiva vinculada ao interesse pelo fazer, sua obra se desenvolve a partir da noção de campo ampliado. Suas experiências se manifestam na interseção entre pintura, arquitetura e objeto — condição que o habilita a conceber ativações espaciais e instalações site-specific.
Percebendo a cidade como instância pictórica, busca articular em seus projetos as estéticas, os cromatismos e o não visível que constituem as paisagens urbanas. Para isso, recorre a um repertório material oriundo de polos comerciais da cidade, o que lhe permite propor agenciamentos formais, cromáticos, literais e simbólicos a partir dos artefatos que decide evidenciar.
Sua trajetória inclui exposições e projetos realizados em instituições no Brasil e no exterior, entre as quais se destacam a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, PT), a Saatchi Gallery (Londres, GB), a Fundação Brasilea (Basiléia, CH) e o Museu do Açude (Rio de Janeiro, BR). Também celebra colaborações com grupos e marcas como Nike/Nike Lab, ICArt/Royal Caribbean, Farm, ArtRio, Cidade Matarazzo, DW! entre outros.
