top of page

MARCELO JÁCOME  nasceu em 1980 na cidade do Rio de Janeiro.

 

Proveniente de uma vontade construtiva vinculada ao interesse pelo fazer, a obra de Marcelo ocorre a partir da noção do campo ampliado. Suas experiências se manifestam em uma interseção entre a pintura, a arquitetura e o objeto; condição que o habilita conceber ativações espaciais e instalações site- specific.

Percebendo a cidade como instância pictórica, procura articular em seus projetos, as estéticas e os cromatismos constituintes das paisagens e para que isso aconteça, recorre a um repertório material proveniente de polos comerciais urbanos; o que lhe possibilita propor agenciamentos formais, cromáticos, literais e simbólicos com os artefatos que decide evidenciar.

Sua trajetória inclui a realização de exposições e projetos em instituições no Brasil e no exterior, destacando-se Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (PT), Saatchi Gallery em Londres (GB), Fundação Brasilea em Basel (CH), Museu do Açude no Rio de Janeiro (BR); celebrado ainda colaborações com grupos e marcas como Nike/Nike Lab, ICArt/Royal Caribbean, Farm, Art Rio, Cidade Matarazzo entre outros.

9 - cópia_edited.jpg

foto Pedro Bonfim Leal

bottom of page